Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Pandemias no mundo


  A globalização tem suas vantagens e desvantagens. Não é a primeira vez que o mundo é vítima de uma pandemia. Muitas surgiram ao longo de nossa existência. O que difere hoje em dia é a velocidade que chegam nas mais diversas partes do mundo, isso graças ao mundo globalizado. Com o aumento  populacional e a globalização, os agentes causadores de doenças passaram a circular muito mais rápido, trocando de continente do dia para a noite. As doenças hoje viajam de avião e são transportadas em passageiros, comida ou animais.

 

Globalização



Vírus e bactérias surgindo em determinado continente em questão de horas podem espalhar-se pelo mundo. Os meios de locomoção contribuem e muito para essa disseminação, antes eram os navios, hoje aviões e os demais transportes existentes.   Atualmente com a covid-19, temos um cenário semelhante ao que já aconteceu em outros momentos da nossa história, somos vítimas de uma doença que se espalhou pelo mundo e causando estragos na humanidade. 


Pandemias no mundo



 Algumas das pandemias que ocorreram ao longo dos séculos também causaram consequências graves, como por exemplo a Peste negra ou Peste bubônica que assolou a Europa no século XIV. Segundo alguns historiadores matou entre 75 e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia. Segundo Estudiosos, a praga pode ter reduzido a população mundial de 450 milhões de pessoas para 350 milhões.

 

Médicos Medievais utilizavam mascaras com ervas medicinais aromáticas


 Outras doenças também merecem destaque como Varíola, Cólera, Aids e a Gripe Espanhola que vitimou entre 40 e 50 milhões de pessoas em 1918. Causada por um vírus influenza mortal, a "Gripe Espanhola" matou mais de um quarto da população mundial na época. O então Presidente do Brasil, Rodrigues Alves, morreu vítima da doença em 1919. Segundo relatos, o vírus veio da Europa a bordo do navio Demerara. O transatlântico desembarcou passageiros infectados no Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro. Para muitos os sintomas da Gripe espanhola assemelha-se ao Coronavírus. Já os agentes transmissores são diferentes. A gripe espanhola é transmitida pelo vírus Influenza A(H1N1), já a covid-19 pelo vírus SARS-CoV-2.

É fato, nenhuma pandemia causou tanto alvoroçou como a Covid-19, chegando graças a globalização a vários lugares em todos os continentes. Agora, com a nova variante, alguns países começam a tomar novas medidas para conter o avanço. Mesmo com utilização das vacinas, todo cuidado é pouco, é preciso continuar com a prevenção. O número de mortes e crescente a cada dia, muitos já a considera a maior da história. Nunca a medicina foi tão desafiada como agora. Cientistas,médicos,enfermeiros profissionais na linha de frente, numa batalha árdua para salvar vidas. 

  O Brasil identificou seu primeiro caso em fevereiro de 2020, no Estado de São Paulo, um cidadão que havia viajado para a Itália. Em Sergipe, o primeiro caso ocorreu em março na cidade de Aracaju. Uma mulher que tinha chegado da Espanha. Em Poço Verde, dois primeiros casos da Doença foi confirmados em maio de 2020. 

   A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu em 12 de março, segundo o Ministério da Saúde. A vítima foi uma paciente de 57 anos em São Paulo. 


Stoodi (Pandemias no mundo Globalizado)

Referencias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão Russa

  Em pleno Século XXI, ano de 2022, a poderosa Rússia de Putin resolve atacar o pequeno país ucraniano. vários são os motivos, as justificat...

Infográfico