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quinta-feira, 18 de junho de 2020

Relatório de Visitas Vituais

 Por Lucas Souza

Imagem GDoor Sistemas


    Certamente com os Avanços Tecnológicos, as Escolas precisam se adequar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O uso de computadores e celulares está cada vez mais frequentes no ensino educacional, principalmente a distancia. Essas tecnologias permitem compartilhar conteúdos diversos em uma rede de comunicação precisa. Vídeos, textos, áudios, são atualmente alguns dos recursos utilizados nas salas de Aulas virtuais.

        Para alguns pesquisadores a educação online é um fenômeno recente e pouco estudado sob a perspectiva da comunicação. Novas formas de vinculação entre professor, aluno, e turma. Métodos de ensino diferente daqueles utilizados e praticados por gerações que nos antecedem. Agora com o surgimento da Covid-19, vê-se necessário a utilização dos meios tecnológicos para o ensino educacional a distancia. Essa situação de certa forma impôs a educação antes muito tradicional adequa-se as novas circunstâncias, ou seja, aos novos meios de transmissão de informação e formação.

        Em 2008, o MEC criou o Portal do Professor, uma ferramenta de suma importância para auxiliar os profissionais da educação com técnicas de ensino e didáticas.  Com a tecnologia em crescimento, os professores precisam evoluir em relação aos novos métodos de ensino. No Portal os professores acessam sugestões, planos de aulas, mídias e noticias sobre educação, além de cursos oferecidos pela instituição. Uma comunidade de aprendizagem em que professores podem compartilhar suas ideias. Na atualidade é de muita valia para educação.

        Visando os avanços da tecnologia, a Universidade de São Paulo (USP), inaugurou em 1989, com a coordenação do Prof. Fredic M. Litto, o Laboratório de Tecnologia e Informação. Em 1993, torna-se Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação aplicadas à educação denominada “Escola do Futuro”. Em 2015 constitui como Núcleo de Apoio as Atividades de Cultura e Extensão Universitária (NACE), onde são realizados artigos de cunho científicos publicados em revistas especializadas. Composta por uma equipe qualificada de pesquisadores e profissionais de diversos segmentos realizam trabalhos importantes para educação tecnológica. Frente à coordenação do projeto esta a Prof. Dra. Brasilina Passarelli, seguido por orientadoras de Pós e colaboradores nacionais e internacionais.

        Com relação aos projetos da NACE, todos utilizam tecnologias de informação e comunicação em ambientes virtuais ou fora, para interessados de todas as idades. Projetos como Tô ligado, Acessa a Escola, Brasil 500 anos, e entre outros fazem parte da grade educativa do programa. Um leque de informações importantes para a nova metodologia de ensino, e que poderiam ser muito bem aproveitados como conteúdos de diversas disciplinas, principalmente História. Como exemplo o projeto “Replantando raízes” um projeto de educação à distância (EAD), que utilizava programas de rádio, cartilhas impressas e videocassetes como canal de comunicação, tinha como objetivo melhorar a convivência com a seca entre os pequenos lavradores moradores dos semiáridos em alguns Estados do Nordeste que constituem a área de atuação da SUDENE.  

        Outro importante projeto foi o “Brasil 500 anos” que contou com a participação de mais de 2.500 escolas no Estado de São Paulo, propiciando o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade brasileira através de painéis temáticos nos quais os alunos publicavam os relatórios de suas pesquisas; comunicação (fóruns de discussão para professores, salas de bate-papo) e produção de materiais em multimídia. Tais projetos foram idealizados e realizados teve o apoio de empresas parceiras como Petrobras, Usiminas, SENAC, Faber-Castell, Governo do Estado de São Paulo, etc. Projetos interessantes e informativos, de fácil acesso, bem elaborados e atrativos tecnologicamente.

        A Escola do Futuro busca é mostrar que existem novos caminhos e possibilidades. Suas ações provam que tecnologia não veio para prejudicar, e sim para ser utilizada a favor da educação. Um estimulo para os estudantes participarem das aulas, mas aprendendo com os meios a digitais. Redes sócias como Fan Page, Whatsapp, Blogs, Youtuber, são e serão meios necessários nesse processo de ensino e aprendizagem das novas tecnologias. Ferramentas que sendo bem utilizadas produzirão bons resultados.

 

 https://escolaeducacao.com.br/portal-do-professor-mec-o-que-e/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html

http://www.aberje.com.br/colunas/educacao-e-comunicacao/

www.futuro.usp.br/copia-toligado-2

 

 

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