Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 21 de junho de 2020

Plano de Aula

 

 

 

 

          UNIDADE DE ENSINO:

DI     DIRETORIA DE EDUCAÇÃO:

          PROFESSOR: LUCAS DE SOUZA OLIVEIRA

DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES: 13/06/2020

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA

NÍVEL DE ENSINO/MODALIDADE:

  ENSINO FUNDAMENTAL

ANO(S)/SÉRIE(S)/TURMA: 7ºANO U / ENSINO FUNDAMENTAL

TURNO(S): VESPERTINO

 

PLANEJAMENTO SEMANAL DO PROFESSOR

DATAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES (OBJETIVOS)

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

ATIVIDADES ORIENTADAS

RECURSOS DIDÁTICOS

FORMAS DE ACOMPANHAMENTO

E AVALIAÇÃO

14/06/20

 

(2 aulas)

Pesquisa iconográfica sobre a peste negra na Europa em meados do século XIV

Compreender elementos históricos através de estudos icnográficos

Relacionar fatos e imagens icnográficas

Inicialmente os alunos farão uma pesquisa icnográfica utilizando a internet sobre o surto da peste negra ocorrida na Europa do século XIV. Depois de coletados as imagens relativas ao surto, os alunos irão fazer a leitura do livro didático referente ao surto na Europa. Por ultimo, os alunos construirão um texto relacionando as imagens icnográficas ao dados fatos presentes no livro didático, utilizando as imagens de forma ilustrativas ao lado dos fatos comuns as informações presente nas icnografias.

Pesquisas icnográficas sobre o surto da peste negra na Europa,

Leitura do livro didático.

Construção de texto ilustrado sobre a  peste negra na Europa do século XIV

Internet

Livros didáticos

 

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Relatório de Visitas Vituais

 Por Lucas Souza

Imagem GDoor Sistemas


    Certamente com os Avanços Tecnológicos, as Escolas precisam se adequar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O uso de computadores e celulares está cada vez mais frequentes no ensino educacional, principalmente a distancia. Essas tecnologias permitem compartilhar conteúdos diversos em uma rede de comunicação precisa. Vídeos, textos, áudios, são atualmente alguns dos recursos utilizados nas salas de Aulas virtuais.

        Para alguns pesquisadores a educação online é um fenômeno recente e pouco estudado sob a perspectiva da comunicação. Novas formas de vinculação entre professor, aluno, e turma. Métodos de ensino diferente daqueles utilizados e praticados por gerações que nos antecedem. Agora com o surgimento da Covid-19, vê-se necessário a utilização dos meios tecnológicos para o ensino educacional a distancia. Essa situação de certa forma impôs a educação antes muito tradicional adequa-se as novas circunstâncias, ou seja, aos novos meios de transmissão de informação e formação.

        Em 2008, o MEC criou o Portal do Professor, uma ferramenta de suma importância para auxiliar os profissionais da educação com técnicas de ensino e didáticas.  Com a tecnologia em crescimento, os professores precisam evoluir em relação aos novos métodos de ensino. No Portal os professores acessam sugestões, planos de aulas, mídias e noticias sobre educação, além de cursos oferecidos pela instituição. Uma comunidade de aprendizagem em que professores podem compartilhar suas ideias. Na atualidade é de muita valia para educação.

        Visando os avanços da tecnologia, a Universidade de São Paulo (USP), inaugurou em 1989, com a coordenação do Prof. Fredic M. Litto, o Laboratório de Tecnologia e Informação. Em 1993, torna-se Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação aplicadas à educação denominada “Escola do Futuro”. Em 2015 constitui como Núcleo de Apoio as Atividades de Cultura e Extensão Universitária (NACE), onde são realizados artigos de cunho científicos publicados em revistas especializadas. Composta por uma equipe qualificada de pesquisadores e profissionais de diversos segmentos realizam trabalhos importantes para educação tecnológica. Frente à coordenação do projeto esta a Prof. Dra. Brasilina Passarelli, seguido por orientadoras de Pós e colaboradores nacionais e internacionais.

        Com relação aos projetos da NACE, todos utilizam tecnologias de informação e comunicação em ambientes virtuais ou fora, para interessados de todas as idades. Projetos como Tô ligado, Acessa a Escola, Brasil 500 anos, e entre outros fazem parte da grade educativa do programa. Um leque de informações importantes para a nova metodologia de ensino, e que poderiam ser muito bem aproveitados como conteúdos de diversas disciplinas, principalmente História. Como exemplo o projeto “Replantando raízes” um projeto de educação à distância (EAD), que utilizava programas de rádio, cartilhas impressas e videocassetes como canal de comunicação, tinha como objetivo melhorar a convivência com a seca entre os pequenos lavradores moradores dos semiáridos em alguns Estados do Nordeste que constituem a área de atuação da SUDENE.  

        Outro importante projeto foi o “Brasil 500 anos” que contou com a participação de mais de 2.500 escolas no Estado de São Paulo, propiciando o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade brasileira através de painéis temáticos nos quais os alunos publicavam os relatórios de suas pesquisas; comunicação (fóruns de discussão para professores, salas de bate-papo) e produção de materiais em multimídia. Tais projetos foram idealizados e realizados teve o apoio de empresas parceiras como Petrobras, Usiminas, SENAC, Faber-Castell, Governo do Estado de São Paulo, etc. Projetos interessantes e informativos, de fácil acesso, bem elaborados e atrativos tecnologicamente.

        A Escola do Futuro busca é mostrar que existem novos caminhos e possibilidades. Suas ações provam que tecnologia não veio para prejudicar, e sim para ser utilizada a favor da educação. Um estimulo para os estudantes participarem das aulas, mas aprendendo com os meios a digitais. Redes sócias como Fan Page, Whatsapp, Blogs, Youtuber, são e serão meios necessários nesse processo de ensino e aprendizagem das novas tecnologias. Ferramentas que sendo bem utilizadas produzirão bons resultados.

 

 https://escolaeducacao.com.br/portal-do-professor-mec-o-que-e/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sobre.html

http://www.aberje.com.br/colunas/educacao-e-comunicacao/

www.futuro.usp.br/copia-toligado-2

 

 

Invasão Russa

  Em pleno Século XXI, ano de 2022, a poderosa Rússia de Putin resolve atacar o pequeno país ucraniano. vários são os motivos, as justificat...

Infográfico