Em pleno Século XXI, ano de 2022, a poderosa Rússia de Putin resolve atacar o pequeno país ucraniano. vários são os motivos, as justificativas alegadas pelo presidente russo sobre a invasão. Meras desculpas, pois nada justifica tamanha crueldade, onde muitos inocentes acabam sofrendo duras consequências.
Wolfgang Schwan/Anadolu Agency |
Por outro lado, a Ucrânia só se defende.Podemos dizer legitima defesa. Afinal, quando alguém invade nosso lar precisamos defende-lo.
crédito: HANDOUT |
Motivos geopolíticos, econômicos, estratégicos tornam-se combustíveis para atos genocida, principalmente em mãos erradas. A Rússia com essa investida tenta dominar o território ucraniano e consequentemente cortar os laços entre o país e a OTAN. A expansão da Otan pelo leste europeu não agrada os russos. Uma adesão da Ucrânia a Organização militar traria grandes vantagens do ponto de vista estratégico devido sua localização. A invasão russa começou no dia 24 de fevereiro de 2022.
"Enquanto os peões estão na linha de frente,o rei se esconde". Assim, é a guerra, quem começa nunca se apresenta, apenas incendeia e ver o circo pega fogo.
Referências