Os impasses existentes entre russos e ucranianos não é atual, esse conflito vem desde a idade média. Segundo a CNN "Ambos os países têm raízes comuns no Estado eslavo oriental de Kievan Rus. É por isso que o presidente russo, Vladimir Putin, fala de russos e ucranianos como “um só povo”".
Ainda segundo a CNN, em 1991, quando a União Soviética foi dissolvida, territorialmente foi dividido em 15 repúblicas independentes. A Ucrânia é uma delas, e em julho de 1990, havia declarado sua soberania.
O
Parlamento ucraniano declara a independência, aguardando um referendo
em 1º de dezembro de 1991, que é finalmente aprovado com 90% dos votos.
Assim, a Ucrânia adere à nova Comunidade de Estados Independentes.
A partir de então, a Ucrânia voltou seus olhos para a Europa e seu interesse em ingressar na OTAN. O interesse da Ucrânia pela Organização do Tratado do Atlântico Norte não é vista com bom olhos pelo Presidente da Rússia, Putin, pois o território ucraniano poderia servir de base para OTAN. Um ponto estratégico militar. Afinal, a Ucrânia é o quintal dos russos.
Ao invadir a Ucrânia o interesse da Rússia primariamente é reincorporar ou incorporar os territórios e impedir que a que os ucranianos se alinhe à Europa, entrando na União Europeia.
Referências
https://www.publico.pt/2022/02/24/mundo/analise/ucrania-lugar-uniao-europeia-1996732